Menu fechado

Informativos

AS LEIS MENTAIS UNIVERSAIS EM NOSSA VIDA

São Leis “escritas” pelo Criador, que estão impressas na Mente das pessoas, quer as pessoas as conheçam ou não, acreditem nelas ou não, elas simplesmente existem e agem!

Há autores que afirmam que são 21 leis, outros dizem que são 12, 7… Podemos, para a prática pensamos em três Leis básicas, que em síntese, são:

LEI DA HARMONIA – o Universo tem sua harmonia. Como partícula deste universo, o ser humano necessita viver em harmonia. Sempre que uma pessoa se desarmoniza, ela entra em atrito e o atrito gera enfermidades físicas e emocionais.

LEI DA EVOLUÇÃO: o mesmo Universo está em constante evolução. Quem não busca sua própria evolução ou quem impede a evolução de seu semelhante, também se desintegra do todo harmônico e sofre as consequências.

LEI DA VIBRAÇÃO: a natureza e o universo vibram com as trocas de energia. A vibração está na “troca”, no dar e receber. Quem dá muito, dá o mesmo de quem não dá nada. Quem faz muito, faz de tudo, faz igual a quem nada faz, porque quem recebe tudo nunca valoriza.

Pense nisto e viva em harmonia, evolua e vibre com sua vida e seja saudável física e mentalmente.

Aprofundando um pouco:

A lei da HARMONIA.

O Universo tem sua harmonia natural. Cada ser humano é uma partícula deste universo e precisa estar em sintonia com suas leis e consequentemente em harmonia.

Toda desarmonia gera atritos e as consequências dos atritos são a desintegração e a depressão, a tristeza, a perda de sentido para a vida.

COMO OCORRE A DESARMONIA?

Os seres humanos entram em desarmonia quando foge de seu centro natural que é a busca da vida em plenitude, ou seja, da construção de sua própria FELICIDADE – de um SENTIDO para a vida.

Desarmoniza-se quando mente, diz palavrões, falta ao respeito a si e aos outros, ofende a si mesmo e aos outros. Quando engana, faz trapaças, gera prejuízo aos outros…

Para construir os alicerces que conduzem à felicidade é preciso o AUTOCONHECIMENTO. Quem não se conhece, não consegue perceber suas aptidões para a vida em todas as suas dimensões e por isso, fracassa constantemente em suas buscas.

Para se conhecer melhor é necessário o entendimento mais profundo de como sua MENTE funciona nas funções SUBCONSCIENTE e CONSCIENTE. Isso facilita a compreensão do “por que você é do jeito que você é”?

Quem se CONHECE mais, se AMA mais. O AUTOAMOR facilita o AMOR. Quem NÃO se ama, NÃO consegue amar devidamente. Quando se ama e ama, facilita o AUTOPERDÃO e também o PERDÃO. Quem perdoa e busca o perdão, adoece menos e se cura mais facilmente. O ato do PERDÃO gera prazeres na vida. Os prazeres adequados geram bem-estar, paz, harmonia e a felicidade.

Disso tudo percebemos que é necessário a busca pela HARMONIA para vivermos bem e ajudarmos as pessoas à nossa volta também viverem melhor. Uma pessoa em desarmonia cria desarmonia na própria vida e no ambiente onde vive e trabalha. Sua desarmonia não prejudica somente a si mesmo, mas também que faz parte de sua vida.

Busque viver em harmonia. Abandone as mágoas, a raiva, o ódio. São venenos que você produz para envenenar sua própria vida. Comece a contar uma nova história de sua própria história. Seja da PAZ!

A Lei da Vibração

Para entendermos a ação desta Lei é preciso sabermos que o Universo está em constante vibração, expressa pelos movimentos do vai-e-vem, do dilata e se contrai, do abre e fecha, do dar e receber… Há sempre uma expressão de troca.

Segundo as pesquisas dos físicos e atômicos, a matéria não existe, pois tudo é energia. De modo simplificado, todo movimento é resultado de impulsos energéticos.

O ser humano é elemento e partícula deste universo e por isso, está inserido no contexto da Lei da Vibração. Assim, na realidade da existência humana, a expressão desta lei é percebida, no DAR e RECEBER, no ser ÚTIL e VALORIZADO, no PULSAR do AMOR e da VIDA.

O ato de doar, ser solidário é magnífico, mas quem só DOA, só se DOA e nada recebe em troca, facilmente entra em esgotamento tanto físico, mas sobretudo mental e emocional, pois deixa de VIBRAR e não vibrando, entra em atrito com a Lei Cósmica da Vibração. O atrito machuca, fere, queima, destrói, gera desgastes emocionais…

Embora, muitas vezes basta o retorno da satisfação pelo ato de ajudar, de ser solidário a alguém. Porém, o que faz o ato da solidariedade ser mais fortemente vibrante é saber que aquele ato, aquela ajuda, contribuiu para o crescimento de alguém. O ato de solidariedade, em nome da fé e da crença, de que com isso, está atendendo ao mandamento divino de amar o próximo, é por si mesmo um sentimento de retorno, principalmente quando se recebe simplesmente um sorriso como expressão da gratidão.

Até mesmo uma mensagem de BOM DIA ou BOA NOITE que você envia ao amigo ou amiga pelo WhatsApp, ou responde a quem te enviou, é um ato de troca e nele ocorre a VIBRAÇÃO. A vibração é saudável para nossa vida!

Porém, é preciso estar atento, que a pessoa que só recebe, mas não dá nada, não se doa em nada, também NÃO entra em VIBRAÇÃO. Disso, podemos observar algumas consequências, por exemplo: o superprotegido é um eterno insatisfeito, porque só recebe e, por isso, não vibra. Sempre acha que tem direito de receber mais…

Assim os pais que DÃO de tudo para os filhos, cuidam demais, protege demais; a esposa ou esposo, que dá “TUDO PRONTO” ou “FAZ DE TUDO” para seu cônjuge, NÃO recebe a vibração, porque fez muito, deu muito e não teve a troca para vibrar…

De tudo o que se refletiu acima, é preciso saber que qualquer agressão feita às Leis Cósmicas,  afligem e perturbam a essência da própria vida do ser humano, afastando-o da sua origem divina, da BUSCA DA FELICIDADE, aumentando a nostalgia e o sentimento de estar perdido e abandonando, sem SENTIDO PARA A VIDA, flutuando no vazio do nada, do escuro e negro do DEIXAR-DE-SER. Isso leva à angústia, ao desespero, ao sentimento de inutilidade, à falta de motivo para viver. Eis o perigo. Pense nisto!

 A Lei da Evolução.

Prosseguindo nas reflexões sobre as Leis Universais, da Harmonia, da Vibração e da Evolução, agora vamos comentar sobre a Lei da EVOLUÇÃO.

O Universo está em constante evolução. Basta lembrarmos desde os aprendizados do ensino fundamental onde aprendemos sobre a criação e a evolução do Planeta Terra com seus diversos períodos geológicos, bem como recordar as teorias que falam da evolução do Homem, entre outras.

O que levamos em conta é que o ser humano é uma das partículas do Universo e por isso passa pelo mesmo processo de Evolução. Conforme essa Lei nada morre, mas há constante transformação e geração de um novo processo.

O Ser Humano nasce para crescer, desenvolver, evoluir e não para vegetar ou ficar estagnado. Sabemos que toda evolução necessita de um processo de expansão, de um trajeto a ser percorrido em várias etapas até chegar ao objetivo proposto. Cada ser humano está inserido nesta Lei e por isso também precisa evoluir.

Integrado à Lei da Evolução, ninguém tem a permissão de ficar estagnado, nem de roubar de seus semelhantes a oportunidade da vitória, da conquista, da evolução e do crescimento. Toda a acomodação pode gerar crise, porém se sabe que a crise que surge pode ter em si oportunidades para a evolução. É como a flor que murcha para dar lugar ao surgimento do fruto!

É preciso estar sempre atento às possibilidades de renovação dos projetos de vida para não deixar de evoluir. Fato notável muitas vezes, é a pessoa que trabalha a vida toda com o pensamento na aposentadoria para parar de trabalhar. Quando se aposenta, geralmente adoece, se torna inútil para qualquer atividade, sensação de que a vida terminou, porque tinha como objetivo se aposentar e parar! A Mente Subconsciente obedece e cria a possibilidade dele de fato, parar. Deixar de evoluir!

Entre as consequências geradas pelo desrespeito a essa Lei estão a Depressão e a Superproteção. Depressão é a insegurança diante do futuro. É a ausência de motivos para viver. A Superproteção é seriamente destrutiva em qualquer relação porque impede o outro de CRESCER, rouba do outro a oportunidade de VITÓRIA, de CONQUISTA de EVOLUIR de aprender o máximo em cada fase da vida. Por isso, todo SUPERPROTEGIDO é revoltado, insatisfeito, ou inseguro, porque lhe é roubada a oportunidade de acertar e errar.

Quem não se renova, não busca reencontrar ou criar novos objetivos para a vida, entra em colapso pessoal, familiar, afetivo, profissional…

É necessário sempre estar integrado ao processo da evolução cósmica, crescendo humanamente na vivência harmoniosa e construtiva da fraternidade humana. Não se prive e nem prive ninguém de experimentar o sabor da vitória pelas próprias forças. Aprenda e dê espaço para quem faz parte sua vida crescer, se desenvolver e alcançar a vitória da vida. Lembre-se: DAR MUITO É COMO NÃO DAR NADA. FAZER TUDO PARA ALGUÉM É COMO NÃO FAZER NADA!

 LEIS MENTAIS DE SOBREVIVÊNCIA

As Leis Mentais de Sobrevivência, são  comuns a toda a Natureza viva. Todos os seres com vida buscam sobreviver, cada qual de sua forma, dentro de sua espécie. Quando a sobrevivência é ameaçada, vai produzir a insegurança, a dúvida, o medo. Trata-se de uma programação cósmica inserida nas mentes humanas, registradas no subconsciente como programação universal e imutável.

  1. Lei da Sobrevivência do Indivíduo – fortemente programada no subconsciente de toda natureza viva essa lei se manifesta pelos impulsos de fome e sede, proteção e defesa. Por isso o ser humano, pelo menos no início de sua vida necessita de uma estrutura familiar que possa assegurar suas necessidades básicas de sobrevivência.

Todo ser vivo, antes de viver, precisa sobreviver. Por isso, ao romper a placenta da semente, a planta estende uma raiz ao solo para alimentar-se e lança uma folha ao alto para respirar. Trata-se das primeiras manifestações de vida, mas também as primeiras manifestações em busca de sobrevivência. Estas mesmas manifestações são encontradas nos animais!

Antes de ser gente, o ser humano é um ser vivo. Assim, a Lei natural de sobrevivência do indivíduo produz os impulsos e reações ainda mais poderosas nesse ser. Por essa razão o ser humano se torna egocêntrico. Quem não tem não pode dar. Se eu não sobreviver, como poderei ajudar alguém da minha ou de outras espécies?

Programado por essa lei, o subconsciente humano tende assumir o papel de protetor de si mesmo. Por essa razão a Lei da Sobrevivência do Indivíduo é manifestada pelos impulsos naturais da fome e da sede com o intuito de suprir as necessidades vitais.

O indivíduo que sofre geralmente começa a ter pena de si mesmo e ao perceber alguém sofrendo projeta-se em seu lugar.

  1. Lei da Sobrevivência do Ser Único – Quem sou eu?  Não há um ser vivo igual a outro. Essa informação natural registrada no subconsciente impulsiona a pessoa a querer ser “alguém na vida”, único e diferente de todos os outros. Dessa realidade vem a necessidade de deixar sua marca. A individualidade única está impressa em todos os seres vivos. Ser semelhante é possível; ser igual é impossível.

Em decorrência dessa lei é que surgem os singulares artistas, desportistas, políticos, médicos, compositores, etc.

  1. Lei da Sobrevivência da Espécie – essa Lei se subdivide em dois grandes momentos:
  2. A garantia da sobrevivência da Espécie no ESPAÇO, exemplo: as plantas, os animais, as pessoas, cada qual em seus grupos, pois ninguém consegue sobreviver sozinho.
  3. A garantia da sobrevivência da espécie no TEMPO (que ocorre através do relacionamento sexual dos seres vivos).

Nessa Lei está a manifestação do poder criador e dinâmico do Universo. É a possibilidade de gerar VIDA, de multiplicar-se, de dar continuidade a si mesmo e à própria espécie. É um ATO DE AMOR.

De modo geral, a primeira metade da existência do ser humano é destinada a garantir a sobrevivência da espécie no tempo. A segunda metade se reserva a garantir a sobrevivência no espaço.

Essa Lei expressa a necessidade da socialização do ser humano. Uma das consequências dessa necessidade é o medo da solidão, pois ninguém consegue sobreviver sozinho.

Referência:

GRISA, Pedro A. O Jogo e a Estrutura das Personalidades. 6. Ed. Edipappi. 2004. Florianópolis.

Iniciar Conversa
Falar aqui...
CHAT EDSON DOS SANTOS
Falar...