Nossa sociedade está envelhecendo cada vez mais!
      Muitas pessoas ao atingirem a idade mais avançada começam a vislumbrar a sensação de inutilidade, o medo da sobrevivência com as possíveis “doenças da velhice”, a preocupação pelo fato de terem mais passado do que futuro na vida, entre outros. Tudo isso pode levar a depressão e suas consequências.
     Esta palestra é útil no sentido de ajudar tais pessoas a perceberem que este é o curso natural da vida e que é preciso enfrentá-lo de forma tranquila,

usufruindo das experiências adquiridas e sentindo-se bem e felizes. Por isso, é importante saber envelhecer sem ficar velho.

Objetivo Geral:

      Oferecer reflexões que ajudam a entender o processo natural do envelhecimento sem sofrimento desnecessário, desfrutando a satisfação pela experiência de vida adquirida procurando ser útil em tudo o que estiver ao alcance.

Resultados almejados:

 1. Idosos desfrutando de mais paz e tranquilidade em seu período da “melhor idade”.
 2. Pessoas idosas descobrindo e/ou redescobrindo a alegria de viver pela experiência de vida adquirida ao longo dos anos.
 3. Refletindo na possibilidade de se sentirem úteis nesta fase da vida.

      A tecnologia moderna existente em nosso mundo abre diariamente uma imensidão de possibilidades às pessoas, ao mesmo tempo em que isola o ser humano de seus semelhantes: todo contato é feito por meios eletrônicos.
       Quando se faz necessário o enfrentamento “olho no olho” as pessoas sentem-se como estranhas umas às outras, mesmo nas relações que teoricamente seriam as mais próximas, como por exemplo, nas famílias e no mundo do trabalho.
      Sentindo esta dificuldade, esta palestra visa oferecer algumas reflexões no sentido de devolver e/ou criar nas pessoas a habilidade do diálogo como arma poderosa na solução de todos os conflitos que atingem a vida pessoal, familiar, profissional, social e comunitária.

Objetivo Geral:

       Contribuir para que as pessoas possam descobrir ou redescobrir a importância do diálogo na solução dos mais variados conflitos que atingem a vida humana.

Resultados almejados:

 1. Descobrir a importância do diálogo relacional na solução dos conflitos.
 2. Pessoas mais próximas uma das outras desfrutando de mais felicidade na vida.
 3. Diminuição do índice de estresse gerado pelos conflitos não resolvidos.
 4. Diminuição do risco de doenças psicossomáticas desencadeadas pelo alto índice de estresse diário.
 5. Aumento da produção em todas as áreas da vida humana.

       Diante das incertezas da vida, seja nos relacionamentos, seja no mundo do trabalho ou em qualquer ambiente onde o ser humano se faz presente, é comum observar pessoas com a autoestima muito baixa e ao mesmo tempo desmotivadas para a vida.
       Esta palestra ajuda a identificar alguns elementos constitutivos desse mal que assola muitas pessoas, tornando-as improdutivas, depressivas e

consequentemente, vítimas de muitas enfermidades de origem emocional.

Objetivo Geral:

  Apresentar reflexões sobre a origem da baixa autoestima que contribui com a desmotivação para a vida diária e oferecer dicas importantes de superação deste mal.

Resultados almejados:

1. Pessoas mais seguras e mais confiantes.
2. Pessoas mais motivadas para a vida em todas as suas dimensões.
3. Ambientes mais agradáveis por serem constituídos de pessoas mais felizes.

       Vivemos num mundo massacrado pela necessidade do lucro desenfreado em que o ser humano é ao mesmo tempo ator e plateia desse espetáculo.
       O sentido da vida humana e a sua dimensão transcendental está cada vez mais ausente do cotidiano das pessoas. Nesse contexto é preciso lembrar o que disse Jesus: “sem mim nada podeis fazer” (Jo15, 5).

Objetivo Geral:

        Despertar nos participantes a observação de valores elevados e a motivação para a autorrealizacão, fazendo-os perceber as diversas dimensões que abrangem a existência humana como geradoras dos mais altos índices da felicidade.

Resultados almejados:

 1. Maior valorização do ser humano.
 2. Ser humano satisfeito e feliz, empresa progredindo.
 3. As organizações contribuindo para tornar o ser humano mais humanizado.

       Todo ser humano tende a se realizar! No entanto, cada um tem suas particularidades individuais que, quando não são bem conhecidas, ao invés de realização traz frustrações.

       Esta palestra tem o propósito de ajudar cada pessoa a se conhecer melhor e assim colocar seus talentos a serviço de si mesmo e de seus semelhantes.

     Conhecendo-se melhor, sabendo como sua personalidade está estruturada, certamente será aberta para cada um melhores possibilidades de crescimento pessoal, familiar, profissional e social.

Objetivo Geral:

        Oferecer aos participantes pistas que ajudam num melhor conhecimento de si mesmo, fazendo uma breve análise da estruturação da personalidade de cada um o que servirá de motivação para o crescimento em todas as áreas da vida.

Resultados almejados:

1. Quem se conhece melhor, torna-se mestre de si mesmo e descobre mais suas potencialidades para a vida em todas as suas áreas.
2. Libertação de algumas “armadilhas” mentais que impedem e evolução das pessoas para oferecerem o melhor de si.
3. Oferecer alguma chave que sirva para iniciar um processo de reprogramação mental e assim melhorar seu potencial global para a vida.
4. Ajudar cada participante, de acordo com sua personalidade, a descobrir e potencializar suas capacidades tanto para a autorrealização, como para melhorar os relacionamentos em todas as circunstâncias da vida diária.